5 de julho de 2017

BTS: Novo logo, Beyond The Scene e teorias


Na madrugada de hoje, foi divulgado pelo twitter oficial da BigHit, o novo logo e identidade visual do BTS que substituirá, de agora em diante, o nosso amado coletinho à prova de balas.
Como estou vendo na minha timeline bastante gente que não gostou do novo logo e até mesmo reclamando da mudança, eu vou tentar apontar aqui porque eu acredito que essa mudança tenha ocorrido e mostrar algumas teorias sobre o novo conceito.
Lembrando que essa é uma análise minha, portanto são as minhas opiniões e o meu ponto de vista. Sinta-se à vontade para concordar ou discordar de mim e deixe seus comentários ali embaixo. Só não me xinga, senão eu choro.


Design e conceito

O logo antigo do BTS, o colete à prova de balas, foi um ótimo logo para o conceito que eles apresentavam até então, que era juventude. Porém era algo muito datado e para as tendências atuais do design, é considerado um logo antiguado.
A partir do momento que foi encerrada a trilogia e a era Wings, o conceito do grupo mudou e, consequentemente, a identidade visual antiga já não condizia mais com a imagem que o grupo passou a transmitir.
O novo logo, divulgado hoje, mais minimalista e contemporâneo, passa uma imagem mais profissional e séria do grupo como artista. O que nos indica o fim de uma era e do conceito de juventude e mostra a transição para a fase adulta do BTS. A nova identidade simboliza a juventude que já não se encaixa na realidade e ao invés disso, abrem as portas para seguir em frente e crescer. Além de haver a conexão com o logo do fandom ARMY em que cada logo é a mesma porta vista de ângulos diferentes, representando o encontro do BTS com o fandom quando as portas se abrem, refletindo os momentos de juventude do BTS e simbolizando a união entre eles e o fandom, pois o grupo e os fãs têm o apoio um do outro, logo não precisam mais usar o colete, já que um protegerá o outro quando for necessário.
Apesar de eu amar o coletinho, acredito que o novo logo representa melhor o que o BTS é hoje e o tamanho que ele têm na indústria do entretenimento atualmente. Pois mesmo que eles ainda tenham o espírito jovem, é preciso crescer e evoluir. E com essa nova identidade, já podemos notar um conceito mais maduro do grupo.

"Beyond the Scene, BTS"

Antes de mais nada, não. O BTS não mudou de nome. Eles continuam sendo o Bangtan Sonyeondan.
A frase Beyond the Scene é um significado a mais para o grupo, aumentendo-o para abranger tanto o passado quanto o futuro. O "Escoteiros à prova de balas" que significa bloquear estereótipos, críticas e expectativas que atingem os jovens como balas, será mantido, mas agora acrescenta-se o novo "Beyond the scene", que significa a juventude que abriu as portas pra seguir em frente, que não para na realidade e cresce em direção ao sonho.

Teorias

Todos nós já sabemos quando se trata de BTS, nada é superficial, sempre tem um significado profundo e bem complexo. E com a nova identidade, não seria diferente. A novidade mal saiu e o fandom já começou com as teorias.
A primeira teoria que eu vi é a que relaciona o logo novo com um trecho no VCR que foi exibido na The Wings Tour, onde podemos ver seis dos membros vestidos com roupas pretas passando por portas iluminadas e Jungkook vestido de branco ficando para trás, simbolizando a pureza e inocência da juventude, enquanto os outros estão partindo para a vida adulta.
Eu, particularmente, descartei essa teoria, pois essa mudança marca o fim de uma era e o início de uma nova. Então eu acredito que não haja nenhuma relação com algo da era Wings.

A segunda teoria, que é a que eu acredito que seja a verdadeira, relaciona os dois logos com o conceito do futuro comeback do BTS. Já foi revelado que o conceito será o amor próprio e que haverão mini filmes de cada membro que nos mostrará um lado mais pessoal de cada um.
Nos dois logos podemos observar a mesma porta, isso quer dizer que o BTS está de um lado e o ARMY está do outro. Quando no início do vídeo de animação do logo, lê-se "see you there" (tr: te vejo lá), "lá" seria o outro lado da porta, que com esses mini filmes, se abriria, nos revelando o que há além do que nós vemos do BTS como grupo, dando mais sentido à frase "beyond the scenes", pois estaríamos conhecendo o BTS de verdade, além das câmeras.



O que vocês acharam do logo novo? Sabe de mais alguma teoria? Deixe nos comentários se vocês concordam ou não comigo. Vamos conversar.

Até a próxima. 7 bjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário